terça-feira, 18 de agosto de 2009

Internet sem fio




Como se sabe, Internet é a rede de computadores mundial, que está disponível em praticamente todo o planeta. Existem várias formas de se conectar computadores, muitas delas, como a Ethernet usam para isso cabos de vários tipos: desde os de par trançado até aqueles de fibra óptica.
Outra forma de conexão, que crescentemente ganha forças, é o uso de redes sem fio: usando tecnologias de infravermelho ou de rádio, com diversas velocidades, da banda larga até pouco mais do que o mínimo para atividades normais.
Assim, Internet sem fio é o uso de tecnologias sem fio para navegar pela Internet. Entre as tecnologias disponíveis, temos:
• Wi-Fi, um tipo de redes locais sem fio, ou WLAN (de Wireless Local Area Networks), que usualmente inclui os padrões IEEE 802.11. Em geral é baseado em ondas de rádio;
• 1xRTT: protocolo para dados em telefonia celular, relacionado ao padrão CDMA;
• Bluetooth: protocolo por ondas de rádio, para redes pessoais sem fio, ou WPAN (de Wireless Personal Area Networks). As redes pessoais também são chamadas de "Piconet".
Hoje, a tecnologia wireless permite uma grande flexibilidade aos provedores de acesso à internet. Com os equipamentos adequados, uma empresa pode oferecer acesso à Internet a uma região bastante abrangente sem a necessidades de utilização de fios ou cabos. As antenas, são utilizadas para amplificar o sinal de rádio que são emitidos pelos dispositivos sem-fio, como, Access Points(AP), Placas PCI Wireless e outros menos comuns. Cada cliente precisa estar próximo a uma antena do provedor e possuir também uma antena ligada à uma placa de rede sem-fio.
Essa facilidade traz algumas preocupações com a segurança que fica fragilizada pelo modo como os sinais são transmitidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário