terça-feira, 18 de agosto de 2009

Green Ethernet




Green Ethernet é uma tecnologia de poupança de energia proprietária que foi introduzida no mercado pela D-Link.
IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) (Institute of Electrical and Electronics Engineers) reuniu previamente um grupo de profissionais para investigar a eficiência energética no hardware de rede, contudo, ainda está numa fase inicial[1] e a sua data de homologação e ratificação mantém-se no anonimato. D-Link introduziu a sua própria tecnologia no Mercado para responder à exigência ‘green networking’ antes da ratificação.
Ao contrário da proposta IEEE (802.3az) baseada no link load, a tecnologia Green Ethernet trabalha em dois caminhos. Primeiro detecta qual a porta do switch que menos potência exige e que pode permanecer em stand by ou no modo “sleep” quando um sistema de end-station é ligado, tal como quando o PC não está activo. Em segundo lugar, detecta a extensão do cabo e ajusta, em conformidade, a utilização da potência. O actual standard Ethernet diz respeito a switches com a potência necessária para emitir sinal que pode atingir acima de 100 metros de extensão. Contudo, esta situação é muitas vezes desnecessária, especialmente em ambientes domésticos, onde apenas 5 ou 10 metros de cabo podem ser utilizados para dar potência ao sistema.
Poupança de energia
Green Ethernet foi, em primeiro lugar, implementado em switches domésticos e switches inteligentes. Contudo, switches domésticos e sistemas com poucas portas utilizam menos potência quando comparados com a classe de switches empresariais e, desta forma, a redução de custos não deriva da tecnologia a este nível. D-Link afirma que consegue níveis de poupança de energia na ordem dos 80% através dos switches Green Ethernet, conferindo uma maior durabilidade ao produto devido à reduzida dissipação de calor.[2]
Routers
Grandes inovações foram anunciadas em Agosto de 2008, altura em que a D-Link inclui a sua tecnologia em routers wireless.[3] A WLAN Scheduler vai estar disponível em routers Wireless N Gigabit que permite determinar quando os sinais de rádio Wi-Fi estão ligados ou desligados de forma a reduzir o consumo de energia. Upgrades de Firmware nestes sistemas vão equipar os routers com esta tecnologia, caso tenham sido adquiridos antes deste período de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário